Revista Educação - LACAN - (Especial: Biblioteca do Professor)
Escrito por Leny Magalhães Rech
Ter, 31 de Julho de 2001 00:00
Imprimir


:: BIOGRAFIA INTELECTUAL
Fragmentos da vida e obra de Jacques Lacan

A obra de Lacan transformou-se em passagem obrigatória para aqueles cujas preocupações não se restringem apenas à clínica, mas que também dizem respeito aos modos de autocompreensão do presente com suas expectativas e impasses.

:: LACAN PENSA A EDUCAÇÃO
Lacan, a educação e o impossível de educar
Lacan transforma a maneira de pensar dos psicanalistas e da própria Psicanálise. Pode-se dizer que há uma Psicanálise antes e uma depois de Lacan, ou seja, depois dele, a Psicanálise nunca mais foi a mesma.

:: SUJEITO E CULTURA
Atenas e a gestação paterna
Levando a psicanálise a substituir paulatinamente o discurso centrado no indivíduo para acentuar a divisão do sujeito pelo inconsciente, pela linguagem e pela cultura, Lacan deu grande visibilidade para a potência da cultura na estruturação da subjetividade.

:: CONHECIMENTO E SABER
Algo que se produz como um clarão

Desde seu retorno a Freud, Lacan vai apurando a delicada e "ambígua" relação do sujeito com o saber, situando este ao lado da psicanálise e o conhecimento ao lado da ciência, inclusive da educação.

:: ÉTICA E VALORES
Lacan pensava que é proibido proibir?
Liberada da autoridade dos significantes mestres da nossa cultura, a subjetividade contemporânea tornou-se prisioneira do saber universitário homogeneizante e anônimo que circula nos meios de comunicação.

:: EM ATO
A "cruel cantora"
Do imaginário conceitual opondo uma mãe incestuosa e um pai separador emerge um roteiro complexo para a formação do ser humano, ou sua educação, que o Ocidente esmerou-se em aperfeiçoar na modernidade.

:: A EDUCAÇÃO POR LACAN
Excertos lacanianos
Um panorama de temas da obra do autor e suas relações possíveis com o campo educacional.

:: DIÁLOGOS
Lacan e Piaget: sobre a categoria de objeto-causa do desejo
É no ápice da elaboração fundamental da categoria da causa como suporte essencial do objeto desejo, que se constitui o diálogo de Lacan com as experiências de Piaget concermentes à linguagem e ao pensamento da criança.

:: BIBLIOGRAFIA COMENTADA

:: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS