Psicanálise, transmissão e formação de professores
Escrito por Leny Magalhães Mrech   
Seg, 28 de Novembro de 2011 00:00
Imprimir

transmissao

Psicanálise, transmissão e formação de professores

Leny Magalhães Mrech e Marcelo Ricardo Pereira

Publicação: 2011 | Formato: 15,5 x 22,5cm | Páginas: 160

ISBN: 978-85-8054-018-5

Comprar

Preço: R$ 30,00

Não resta dúvida de que os “interesses” e “esperanças” que Freud assinalou sobre a aplicação da psicanálise na educação têm sido nos dias de hoje cada vez mais substancializados. Tanto a psicanálise quanto os estudos mais recentes da educação, que interrogam as novas formas de subjetividade, os modos contemporâneos de sintoma e o entendimento das contingências como constitutivas do ato de educar, vêm apostando numa fértil conexão entre esses dois campos de conhecimento. Nesse sentido, este livro visa a contribuir para inscrever a problemática do sujeito a partir da Psicanálise, da transmissão e da formação de professores, constituindo-se em um material de apoio aos pesquisadores do campo da psicanálise e educação e contendo uma rigorosa reflexão teórica e metodológica.


 

 
Psicanálise, Educação e Diversidade
Escrito por Leny Magalhães Mrech   
Seg, 28 de Novembro de 2011 00:00
Imprimir

psicanalise

Psicanálise, Educação e Diversidade

Leny Magalhães Mrech, Mônica Rahme e Marcelo Ricardo Pereira (orgs.)

Publicação: 2011 | Formato: 15,5 x 22,5 cm | Páginas: 144

ISBN: 978-85-8054-019-2

Comprar

Preço: R$ 30,00

Nascido de um fecundo encontro que apontou sobremaneira para a variedade da prática, o livro resultou numa coletânea referente e substancial acerca da atualidade da interface psicanálise e educação, debatendo a questão da diversidade. Esta obra assume e transmite com firmeza a posição da psicanálise de não recuar diante do real; real esse que pode se manifestar nas particularidades que compõem a contemporaneidade, nas vivências da infância e da juventude, nas questões que rondam a profissão docente e seus processos de formação ou, ainda, nas diferentes formas empregadas pelo sujeito-aluno para manifestar sua subjetividade no interior da experiência escolar.


 

 
O IMPACTO DA PSICANÁLISE NA EDUCAÇÃO
Escrito por LENY MAGALHÃES MRECH   
Qua, 30 de Julho de 2008 03:00
Imprimir

O IMPACTO DA PSICANÁLISE NA EDUCAÇÃO
LENY MAGALHÃES MRECH (ORG)

 

A correlação entre Psicanálise e Educação tem-se intensificado enquanto suscita grande interesse de seus articuladores: psicanalistas, psicólogos e professores. Essa demanda requer estudos e discussões que envolvam os questionamentos dos docentes, quer da rede pública, quer da rede privada. A subvalorização da Educação pela sociedade é, inegavelmente, preocupante. A maneira pela qual temas tão essenciais vêm sendo tratados nas várias esferas sugere uma possível surdez na escuta das questões educativas. Com o objetivo de abrir e ampliar essas discussões docentes e pesquisadores renomados, com extrema capacidade de transmitir suas experiências (inclusive em clínicas), reuniram-se em um encontro cujo tema central foi: Os professores escutam a Psicanálise?.

 

AVERCAMP
http://www.avercamp.com.br/
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.